A mistura de argamassa com cimento, conhecida popularmente em várias regiões do Brasil como chapisco, é um artifício muito usado na construção civil.
Aplicado diretamente na alvenaria, ele tem duas funções: dar mais aderência ao reboco ou até mesmo servir como acabamento em muros e áreas externas, principalmente pela facilidade de aplicação (exige apenas uma camada) e boa relação custo-benefício. Se misturado com impermeabilizante, ajuda a evitar infiltrações.
Porém, há um ponto que deve ser considerado: em locais com maior exposição ao sol e à chuva, o chapisco pode ter uma aparência de desgaste ou sujeira. Uma opção para melhorar o aspecto é fazer a pintura. Você pode ter pensado: “isso vai dar um trabalhão!” Fique tranquilo! Preparamos dicas simples e práticas para você realizar essa tarefa sem dor de cabeça.
1-Escolha uma boa tinta para ambientes externos
O primeiro passo para fazer a pintura da parede chapiscada é a escolha da tinta. O material próprio para área externa aumenta a vida útil deste serviço e mantém a cor escolhida por mais tempo. Para muros, a indicação é de cores mais escuras. O cinza, neste caso, é uma boa pedida. Para não errar na tonalidade, observe o imóvel como um todo. Assim fica mais fácil manter a harmonia visual.
2-Forre o chão próximo à parede para evitar respingos
É natural que a pintura de qualquer área gere alguma sujeira. Para evitar respingos, forre o chão próximo à parede. Isso pode ser feito com um pedaço de lona ou folhas de jornal. Isso também é útil para que você tenha apoio para colocar outros materiais.
Leia também: Conheça quais são e para que é indicado cada tipo de tinta
3-Siga as instruções do fabricante na hora de usar a tinta
Para que a tinta possa render durante a aplicação, você precisa fazer a diluição da tinta. É preciso seguir as instruções do fabricante. Tintas à base de água devem ser diluídas com água. Já as fabricadas à base de óleo devem ser diluídas com aguarrás.
Esse processo também tem a ver com a ferramenta usada para fazer o serviço. Se você vai usar brocha ou trincha, a proporção ideal do diluidor é entre 10% e 20%. Já se você optar pela pistola com compressor, a tinta precisa estar um pouco mais rala, para não atrapalhar o jato. A proporção do diluente é um pouco maior: de 20% a 30%.
4-Escolha a melhor maneira de fazer a pintura
Outro passo muito importante: como fazer o serviço. É comum usar rolo de tinta, porém, no caso de paredes chapiscadas, essa não é a melhor opção. O uso de brocha ou trincha é mais indicado porque facilita a cobertura da área onde a tinta será aplicada. Prepare o braço: você vai precisar de força!
Para diminuir o esforço e agilizar o trabalho, uma boa opção é a pistola com compressor. Nesse caso, antes de começar, faça um teste para ajustar a distância e o fluxo do jato. As dicas aqui são: ficar entre 20 e 25 cm distante da parede e fazer o movimento da esquerda para a direita. Aplique duas demãos para um acabamento mais uniforme.
Outro ponto: não esqueça da sua segurança. Para evitar irritação nos olhos e na pele, use óculos de proteção e luvas.
Leia também: 6 passos para renovar a cor da parede do seu quarto
5-Espere a tinta secar
Para garantir que o resultado do trabalho seja bom, aguarde o tempo de secagem indicado pelo fabricante da tinta.
A pintura de parede chapiscada é uma ótima opção para renovar o ambiente e, seguindo o passo a passo que preparamos, fica bem mais fácil.
No nosso blog você encontra mais dicas como essas!