Se você está passando ou passou por alguma reforma ou fase de construção, sabe que uma das principais etapas da obra começam antes dela sair do papel. O planejamento é uma das principais fases de uma obra.
Com ele é possível avaliar prazos, orçamentos, entre outras atividades. Mas como a obra é algo palpável, o ideal é realizar também uma medição de obra para que no final sua construção não seja irregular e não tenha riscos de cair!
Mas o que é medição de obra?
Manual prático da medição de obra
Além de ser importante para quantificar a utilização de recursos, como materiais ao longo da execução do projeto, a medição de obras permite que você acompanhe a qualidade do trabalho.
A medição de obras também é muito importante para a identificação e resolução de problemas em tempo hábil (antes que você precise gastar mais do que o necessário).
Como fazer a medição da minha obra?
A tecnologia é uma grande aliada da engenharia em si, auxiliando também na medição de obra. Por isso é muito comum encontrar aplicativos que ajudam a criar plantas baixas digitais e descobrir as dimensões dos ambientes da casa.
Para realizar basta apontar a câmera do seu celular e medir qualquer área. Alguns aplicativos que realizam essa tarefa são: 3D Prumo, o GPS Fields Area Measure e o RoomScan.
Por mais que a tecnologia nos ajude, é preferível contar com a medição convencional, ainda mais se você não tem muito contato com a tecnologia. Então hoje vamos te ensinar a realizar suas medições utilizando uma régua, trena, papel e caneta!
Essa técnica é a mais garantida e segura! Vamos aprender como fazer?
Mão na massa
Separe os materiais necessários e siga uma mesma ordem para todas as medidas tiradas: comprimento x largura x altura e vá medindo!
● Caso não seja realmente possível obter as medidas de uma área com precisão, indique uma medida aproximada;
● Calcule a quantidade exata de pisos, revestimentos e tintas necessários.
● Para descobrir o metro quadrado de um cômodo: some a largura de todas as paredes e multiplique o valor encontrado pela altura do ambiente.
● Verifique todas as alturas e distâncias de tomadas, pontos de TV e telefone, internet, arandelas e tudo que envolve a passagem de fios por dentro das paredes. Isso facilita e previne quebra de paredes no futuro;
● Crie uma planilha de medição de obra dividida ela de acordo com os cômodos da casa.
Dicas bônus do Almeida
O segredo está em incluir nas medições de obra as dimensões e o posicionamento de móveis e objetos de decoração que terão na sua casa, se você já tiver essas medidas.
Esses móveis devem ser dispostos de forma planejada, para garantir que fiquem dispostos de forma confortável e que otimize espaços. Olha só:
- Deixe um espaço de pelo 65 cm entre as mobílias
- Atente-se a distância da TV e do sofá. O ideal é deixar os dois um pouco longe, de acordo com as polegadas da sua televisão. Para saber a medida ideal, multiplique o número de polegadas por 2,5 e o resultado por 3,5.