CATEGORIAS

7 Tipos de Rodapé e qual deles Você deve Escolher

7 Tipos de Rodapé

Talvez você nunca tenha reparado, mas hoje em dia é muito difícil encontrar uma casa onde não tenha nenhum tipo de rodapé. Apenas construções mais antigas permanecem sem ele.

Isso acontece pois o rodapé é algo muito simples, mas que traz uma grande diferença na aparência interna da casa. Por isso é extremamente comum e praticamente indispensável para qualquer casa.

Ele vem para dar o acabamento entre a parede e o piso, pois como ambos são feitos de materiais diferentes a emenda não fica muito bonita, o rodapé vem para acabar com esse problema e dar um toque na elegância e no estilo, por mais simples que ele seja, sempre faz uma boa diferença no design.

Pensando em tudo isso, talvez você esteja imaginando qual o tipo de rodapé usar na sua casa e quais as opções disponíveis, por isso listamos aqui 7 tipos de rodapé para você escolher qual deles combina mais com você e com a sua casa.

Vamos lá?!

 

  • Rodapé acompanhando o piso.

Começando por um dos mais famosos e tradicionais. Aqui a grande sacada é que o material do rodapé seja igual ao do piso, seja madeira, porcelanato, ou até pedra.

Esse tipo de rodapé pode dar um ar bem elegante para o ambiente e é uma boa opção quando se tem um piso bem atraente e bonito, já que o rodapé será uma extensão desta beleza.

 

  • Rodapé acompanhando parede.

Talvez esse seja o tipo mais comum de rodapé que existe, pois é muito mais simples de acertar na combinação e também nos materiais a serem usados.

Nesse caso o material do rodapé já não é o ponto mais importante, mas sim a sua cor, que deve ser igual a da parede.

Geralmente são feitos de madeira e recebem pintura na mesma cor da parede, deixando assim a decoração com a aparência de que o rodapé e a parede se completam.

 

  • Rodapé acompanhando portas e guarnições.

Esse modelo pode trazer muito estilo, ao mesmo tempo que não deixa a tradição de lado.

Aqui o foco não é a modernidade, mas sim a elegância, trazendo uma aparência mais conservadora e de época.

Consiste basicamente em usar o mesmo acabamento das portas e guarnições para fazer o rodapé, assim formando uma junção das peças.

 

  • Rodapé diferente da parede e do piso.

Esse tipo de rodapé já é um pouco mais ousado e se for utilizado da maneira errada pode ser um grande problema.

Como já sabemos o rodapé vem para dar finalização, pois o material da parede e do piso são diferentes, com a opção de rodapé diferente da parede e do piso, trazemos aqui um terceiro tipo de material, ou então uma terceira cor…

Não existe uma regra.

Mas vale ressaltar que apesar do rodapé ser diferente tanto da parede quanto do piso, é aconselhável que seja similar a algum dos dois. Seja criativo(a), mas não invente demais.

 

  • Rodapé alto.

São mais interessantes em espaços amplos e com pé-direito mais alto. Quando usado em locais pequenos pode dar a impressão que o local é ainda menor do que a realidade.

Aqui o rodapé tem cerca de 30 cm. Esse modelo é considerado mais chique, pois é baseado nos modelos das antigas mansões europeias.

 

  • Rodapé invertido.

Esse com certeza é um dos modelos mais modernos e diferentes que existem. Com uma aparência extremamente moderna e conceitual, ele vem sendo uma grande tendência.

Aqui temos um pequeno espaço entre o piso e a parede, apenas alguns centímetros, mas já passa uma impressão como se a parede estivesse “voando”.

Em algumas decorações é adicionado uma iluminação nesse ponto de espaço, o que deixa tudo ainda mais bonito. É claro que apesar de ser uma opção muito bonita, ela tem que combinar com o restante da decoração, caso contrário não terá um bom resultado.

 

  • Sem rodapé.

Como já foi dito, o rodapé vem para trazer o acabamento já que a parede e o piso são feitos de materiais diferentes. Porém existe um tipo de parede em que esse acabamento não é necessário.

Nesses casos, colocar um rodapé pode ser um verdadeiro desastre na decoração.

Esse tipo de parede é feito de pedra, ou até mesmo de tijolos de construção. Aqui não se torna necessário o rodapé, já que a fresta entre parede e piso não apresenta nenhum problema, é apenas uma parte do design.

 

Esses são os 7 tipos de rodapé que você pode escolher para sua casa, agora é só analisar as opções e escolher o que mais se encaixa na sua realidade.

 

Aqui no Almeida Materiais você encontra tudo para sua Obra.

? Parcele em até 12x sem juros.
? Faça seu pedido pelo Whats, http://bit.ly/whatsapp-almeida⠀
☎️ (41) 3367-1896 – Curitiba PR.
☎️ (41) 3663-2626 – Estrada da Ribeira, 3443.
☎️ (41) 3663-4353 – Alexandre Andreta, 91.
Visite nosso site: www.almeidamateriais.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×