CATEGORIAS

Chuveiro elétrico ou a gás: qual a melhor opção?

Todo mundo adora um banho quentinho, mas você sabe quanto te custa esses banhos no final do mês?

Por acaso você sabe quanto consome de energia e água quando o assunto é chuveiro? Com certeza você não vai saber responder de primeira, mas a resposta é: depende. Depende dos seus hábitos de consumo!

O chuveiro elétrico, presente em 73% das casas do Brasil, é responsável por um quarto do consumo mensal de energia, considerando uma residência com até 4 pessoas. Os dados são do Procel e apontam que o equipamento realmente consome bastante energia. Olha só:

Reprodução

Mas aí entra aquela velha questão: então qual opção de chuveiro é melhor? O elétrico ou a gás? Afinal, o elétrico consome muito. Leia o post completo e descubra!

Qual deles consome menos energia

O chuveiro a gás é uma boa aposta para diminuir o consumo, mas vale levar em consideração o seu hábito de consumo próprio e das taxas e impostos da região que você mora. Em alguns casos, acaba dando na mesma que o elétrico.

O segredo é calcular: o metro cúbico de gás é mais barato que o kWh da conta de luz, mas esse sistema a gás também leva mais tempo para aquecer, por exemplo. 

Outro ponto positivo para o chuveiro a gás é o conforto: a vazão de água é maior e o controle de temperatura é mais fácil, deixando o banho mais relaxante. 

Agora, em questão de instalação o chuveiro elétrico ganha. Isso porque sua instalação é mais rápida e prática. Já o chuveiro a gás precisa de um sistema de aquecimento para ser instalado.

Se você não tem a opção de trocar seu chuveiro para um a gás, não desanime. No mercado existem aparelhos super modernos que conferem conforto e eficiência. No Almeida, temos vários modelos para você escolher!

Prós e contras

CHUVEIRO ELÉTRICO

Prós:

Tem fácil instalação e geralmente requer nenhuma ou poucas mudanças no banheiro. Os chuveiros mais simples são de baixo custo e encontra-se em diversas marcas e modelos. 

Contra

Eles consomem muita energia. Se mal instalado, pode oferecer riscos para a rede elétrica e para quem estiver no banho. Tem menor vazão de água e não funciona em casos de falta de energia.

A GÁS

Prós

Por ter mais vazão de água, permite um banho mais agradável. O controle da temperatura também ocorre da melhor forma. 

Contra

A instalação depende da rede de distribuição de gás que vem da rua ou do condomínio em que você mora. Para sua instalação requer mão de obra especializada e tubulação específica. Além disso, existe o risco de vazamentos que deve ser cuidado.

Dicas para economizar com qualquer opção:

  • Tome banhos mais rápidos
  • Feche a água ao se ensaboar
  • Tome banho em temperatura ambiente. Os banhos quentes consomem mais energia
  • Atente-se a correta instalação
  • Utilize a posição “inverno” somente nos dias frios. A chave na posição “verão” gasta até 40% menos energia. Não mude a chave “verão-inverno” com o chuveiro ligado.
  • A fiação deve ser adequada, bem instalada e com boas conexões. Fios derretidos, pequenos choques e cheiro de queimado são sinais de problemas que precisam ser corrigidos imediatamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×