CATEGORIAS

Cinco dicas para escolher a tinta de parede ideal para sua casa

tinta

Paredes sem graça, cores ultrapassadas: bora renovar a pintura da casa? Quem já passou por isso sabe que na hora de escolher a tinta de parede é preciso saber mais do que apenas a cor que decidiu passar.

 

Além de renovar o ambiente, a tinta também é importante no acabamento das paredes: a escolha certa evita umidade, mofo, o surgimento de bolhas, manchas e uma série de outros problemas.

 

Aprenda agora mesmo tudo sobre as categorias de tintas de parede existentes no mercado com as 5 dicas que preparamos para você! Confira:

 

1- Escolha a tinta de parede ideal para o ambiente

 

Existem várias categorias de tinta no mercado, mas é preciso escolher a que melhor atende suas necessidades. Vale lembrar que é possível encontrar tintas específicas para cada ambiente da casa e que nem sempre uma tinta para área interna pode ser usada na área externa.

 

As mais comuns do mercado são: 

 

  • Tinta acrílica: ideal para ambientes de alvenaria, a tinta acrílica pode ser utilizada tanto em ambientes internos, quanto externos. Por ser a base de água, é de fácil limpeza e manutenção. Ela é encontrada em três acabamentos: fosco, semibrilho e acetinada. 

 

  • Látex: opção mais barata, a tinta látex é encontrada no acabamento fosco e tem pouca resistência ao sol e umidade. É indicada para tetos ou paredes internas dos quartos.

 

  • Epóxi: tinta resistente ao tempo e produtos químicos. Sua aplicação é mais complicada e requer profissionais específicos. Indicada para pisos, azulejos e, em alguns casos, paredes.

 

2- Defina o acabamento

 

Você deve optar por: fosco, acetinado, semibrilho ou brilhante. Cada uma tem uma especificidade diferente, basta escolher a que mais agrada a você.

 

  • Fosco: tintas látex e acrílica, e mais usado para paredes e tetos ajudando a esconder pequenas imperfeições;
  • Acetinado: usado em paredes, portas e rodapés, deixando o ambiente levemente brilhoso e fácil de limpar;
  • Semibrilho: por ser resistente à umidade, é indicado para cozinhas, banheiros e lavabos;
  • Brilhante: ideal para madeiras de  janelas e portas. Atenção: acentuam as imperfeições quando aplicados nos tetos.

Leia também: Como pintar parede chapiscada: dicas simples e práticas

 

3- Avalie a iluminação da sua casa

 

Quando você for definir a cor da tinta, pense primeiro em como é a iluminação da sua casa: entra muito ou pouca luz? Isso vai interferir diretamente no resultado.

 

4- Evite desperdício

 

Para não comprar nem muito e nem pouco, confira no rótulo da lata da tinta a quantidade por m² que ela cobre. Contabilize também quantas demãos você vai passar e qual o total da área que será pintada.

 

Saiba mais: 6 passos para renovar a cor da parede do seu quarto

 

5- Separe as ferramentas

 

Após cumprir todos os passos anteriores, selecione os materiais que vai precisar:

 

  • Tinta
  • Rolo, pincel ou spray
  • Jornais velhos

 

Pronto! Agora é só se divertir 🙂

 

E aí, curtiu? Esperamos que as nossas dicas façam a diferença e ajudem você a deixar sua casa incrível e renovada!

 

Ah! Se precisar de ajuda, nossos colaboradores estão à disposição para te auxiliar. Em nosso site você encontra as opções de tinta de parede que precisa. É só clicar aqui

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×