CATEGORIAS

Como calcular a quantidade de tijolos para a obra

tijolo

Se você já reformou ou construiu, sabe da importância de acertar na quantidade de tijolos para não sobrar, muito menos faltar material para trabalhar, não é mesmo?

 

Passar do orçamento estipulado pode interferir nas ações futuras da obra e fazer com que você tenha que mudar seus planos financeiros.

 

Mas não se preocupe com isso. Hoje você vai descobrir em apenas 3 passos simples como calcular o número de tijolos por metro quadrado e nunca mais errar na quantidade! Confira:

 

Calculando a quantidade de tijolos para a sua obra

 

Para seguir o passo a passo que vamos te mostrar, tenha em mãos:

 

  •     As dimensões das paredes da sua construção;
  •     As dimensões do tijolo ou bloco que será utilizado;
  •     O consumo por metro quadrado de superfície.

 

Esses dados serão fundamentais para que você consiga realizar o cálculo de forma fácil e rápida!

 

Separamos também uma listinha com os tipos mais comuns dos tijolos usados em Curitiba, olha só:

 

  • Tijolo de 2 furos (5,3×11,5×24)
  • Tijolo de 4 furos (9x9x29)
  • Tijolo de 6 furos (9x14x19)

 

Leia também: Saiba quais são as diferenças entre o cimento, argamassa e o rejunte

 

Passo 1: escolha qual tijolo será utilizado na obra

 

Em primeiro lugar, você precisa escolher qual tijolo usará na obra. Como vimos no início da leitura, cada modelo tem especificações diferentes, como tamanho e quantidade de furos.

 

Após realizar a escolha, basta medir a área total do tijolo (altura x comprimento) e dividir 1 m² pela área de cada tijolo. O resultado será a quantidade de tijolos necessários por metro quadrado.

 

Passo 2: calcule a área das paredes da construção

 

Chegou a hora de respirar fundo e prestar atenção, viu? Para encontrar o valor da área das paredes da sua construção, faça o seguinte:

Encontre o perímetro das paredes multiplicando pela altura do pé direito. Depois, some a área do oitão (parede lateral da construção que está sobre a linha divisória do terreno), base x altura divididos por 2.

Além disso, é preciso subtrair do valor as áreas de portas e janelas. Depois, basta dividir o valor pelo número de tijolos por metro quadrado.

 

Passo 3: adicione margem de segurança

 

Na hora de fazer os cálculos é preciso considerar que alguns tijolos podem ser quebrados. Também vale lembrar das dimensões dos pilares, vigas e aberturas, que dependendo do tamanho, devem ser descontados.

 

Portanto, o ideal é adicionar margem de segurança para não faltar tijolo! Nós aconselhamos que essa margem seja de, no mínimo, 10%. Ou seja, após o cálculo finalizado, adicione mais 10% na hora da compra.

Por fim, a conta final é:

(Área das paredes / Área de cada tijolo) x 1,1 = quantidade de tijolos para a obra

 

E aí, gostou do conteúdo? Acesse nosso site clicando aqui e confira as opções de tijolos que temos para a sua construção ou solicite um orçamento.

 

Até a próxima!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×