CATEGORIAS

Como fazer a instalação elétrica da sua casa

Em qualquer construção que você esteja fazendo ou pensando em começar é preciso que o serviço de instalação elétrica seja realizado de forma adequada e segura!

Os materiais mais utilizados para uma instalação elétrica adequada são: caixa de entrada (ou quadro de medição), quadro de distribuição (com chave geral de disjuntores), fios, interruptores e tomadas.

Pensando em facilitar essa tarefa, separamos 5 dicas fundamentais que vão te ajudar na hora de realizar a instalação elétrica da sua casa. Vamos lá!

Os materiais utilizados precisam ser de boa qualidade

É fundamental que todas as tubulações, fiações, tomadas, quadro de medição e interruptores sejam de qualidade. Isso evita imprevistos para o seu bolso e para a sua segurança dentro de casa!

O quadro de medição deve ser instalado em local de fácil acesso

Um quadro de medição é o aparelho em que os profissionais de energia realizam a leitura do seu consumo mensal. Justamente por isso é preciso que esse quadro fique em um local de fácil visualização e acesso.

Fique atento ao projeto!

Na planta da sua construção deve conter toda a parte elétrica. No projeto deve constar todos os pontos de luz, interruptores, tomadas e todos os outros elementos necessários.

Número de tomadas em cada ambiente

Muitas pessoas ficam com dúvidas na hora de decidir quantas tomadas colocar em cada ambiente. Por isso, é recomendável que em cada cômodo contenha:

Banheiro: no mínimo uma tomada junto ao lavatório;

Cozinha, copa, área de serviço, lavanderia: no mínimo uma tomada para cada 3,5 metros;

Bancadas: em cima de cada bancada é recomendável que tenha pelo menos uma tomada;

Halls, corredores, subsolos, garagens, sótãos e varandas: no mínimo uma tomada.

Um detalhe importante é identificar também em quais locais ficarão os eletrodomésticos e todos os outros aparelhos que precisam de tomadas.

Potência das tomadas

O ideal é que a potência das tomadas sejam planejadas de acordo com os eletrodomésticos que terão no ambiente.

Existem as tomadas de uso especial e as de uso geral. As de uso especial são geralmente utilizadas para ligar aparelhos com uma voltagem diferente ou de consumo elevado, como o chuveiro, ar-condicionado, máquina de lavar, entre outros.

Já as tomadas de uso geral servem para ligar aparelhos comuns e que não tem consumo elevado, como televisão, abajur, secador, entre outros.

Portanto, em cozinhas, copas e áreas de serviço é recomendável que a potência seja de, no mínimo 600VA por tomada. Nos outros ambientes da casa é indicado que a potência seja de 100VA por tomada.

Gostou das dicas? Esperamos que elas sejam úteis para você!

O que você está esperando? Deixe sua casa mais segura!

Vem pro Almeida e converse com um de nossos vendedores, aqui nós não perdemos negócio!

Os produtos estão disponíveis em todas as nossas lojas. Confira nossos endereços:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×