CATEGORIAS

Manual prático da medição

Se você está passando ou passou por alguma reforma ou fase de construção, sabe que uma das principais etapas da obra começam antes dela sair do papel. O planejamento é uma das principais fases de uma obra.

Com ele é possível avaliar prazos, orçamentos, entre outras atividades. Mas como a obra é algo palpável, o ideal é realizar também uma medição de obra para que no final sua construção não seja irregular e não tenha riscos de cair!

Mas o que é medição de obra?

Manual prático da medição de obra

Além de ser importante para quantificar a utilização de recursos, como materiais ao longo da execução do projeto, a medição de obras permite que você acompanhe a qualidade do trabalho.

A medição de obras também é muito importante para a identificação e resolução de problemas em tempo hábil (antes que você precise gastar mais do que o necessário).

Como fazer a medição da minha obra?

A tecnologia é uma grande aliada da engenharia em si, auxiliando também na medição de obra. Por isso é muito comum encontrar aplicativos que ajudam a criar plantas baixas digitais e descobrir as dimensões dos ambientes da casa.

Para realizar basta apontar a câmera do seu celular e medir qualquer área. Alguns aplicativos que realizam essa tarefa são: 3D Prumo, o GPS Fields Area Measure e o RoomScan. 

Por mais que a tecnologia nos ajude, é preferível contar com a medição convencional, ainda mais se você não tem muito contato com a tecnologia. Então hoje vamos te ensinar a realizar suas medições utilizando uma régua, trena, papel e caneta! 

Essa técnica é a mais garantida e segura! Vamos aprender como fazer? 

Mão na massa

Separe os materiais necessários e siga uma mesma ordem para todas as medidas tiradas: comprimento x largura x altura e vá medindo! 

● Caso não seja realmente possível obter as medidas de uma área com precisão, indique uma medida aproximada;

●  Calcule a quantidade exata de pisos, revestimentos e tintas necessários. 

●  Para descobrir o metro quadrado de um cômodo: some a largura de todas as paredes e multiplique o valor encontrado pela altura do ambiente. 

●  Verifique todas as alturas e distâncias de tomadas, pontos de TV e telefone, internet, arandelas e tudo que envolve a passagem de fios por dentro das paredes. Isso facilita e previne quebra de paredes no futuro;

●  Crie uma planilha de medição de obra dividida ela de acordo com os cômodos da casa. 

Dicas bônus do Almeida

O segredo está em incluir nas medições de obra as dimensões e o posicionamento de móveis e objetos de decoração que terão na sua casa, se você já tiver essas medidas.

Esses móveis devem ser dispostos de forma planejada, para garantir que fiquem dispostos de forma confortável e que otimize espaços. Olha só:

  • Deixe um espaço de pelo 65 cm entre as mobílias
  • Atente-se a distância da TV e do sofá. O ideal é deixar os dois um pouco longe, de acordo com as polegadas da sua televisão. Para saber a medida ideal, multiplique o número de polegadas por 2,5 e o resultado por 3,5.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×