CATEGORIAS

O guia definitivo para instalação de tomadas!

Cansado das tomadas que só dão problema? Calma, você pode arrumar e instalá-las sozinho!

O processo é bem fácil. No entanto, é importante realizar a instalação com cuidado para que não aconteça qualquer acidente e para que você não tenha que refazer o trabalho.

Antes de te explicar o passo a passo, você precisa entender os tipos de tomadas existentes. Olha só:

Qual tomada escolher?

Tomada de 10A (amperes) ou de 20A? Qual devo utilizar? Esta escolha é muito importante, pois se você escolher uma tomada com a capacidade errada, seu eletrodomésticos e eletrônicos podem ser danificados!

Então entenda as diferenças entre cada uma dessas tomadas para não errar mais:

Tomada de 10A: tem plugs menores e é utilizada pela maioria dos equipamentos da casa, como a televisão, carregadores, notebooks…

Por isso essa tomada é indicada para ambientes como a sala, quartos e escritórios.

Tomada de 20A: os plugues são maiores e suportam equipamentos que exigem maior capacidade, como geladeira, micro-ondas, aspirador de pó, forno elétrico, máquina de lavar roupas, entre outros.

Essa tomada é ideal para cozinhas, banheiros e lavanderias.

Materiais e ferramentas necessárias

Agora que você já entendeu as diferenças entre as duas tomadas, o próximo passo é separar todos os materiais e ferramentas necessários.

  • Chaves de fenda;
  • Amperímetro para medir voltagem e a presença de eletricidade nos fios;
  • Fios de força de 2.5mm² de área;
  • Alicate para descascar os fios;
  • Novos conjuntos de caixa de tomada e/ou interruptor com suporte. 

Observação: na embalagem está escrita a quantidade de amperes e também a voltagem máxima da tomada, então fique atento! Outra coisa, todas as ferramentas a serem utilizadas deverão ter cabos emborrachados para evitar acidentes.

Instalando 

Enfim, chegou a parte prática! Em primeiro lugar, você deve desligar a energia, ou seja, o disjuntor. Isso é importante para evitar acidentes e garantir a sua segurança. 

Está na dúvida se desligou tudo? Utilize um amperímetro para te ajudar a detectar a voltagem. 

Depois disso, basta retirar a tomada antiga do local para começar o trabalho! Olha só as etapas que você deverá seguir:

  1. Com a caixa aberta, confira os fios e suas cores.De acordo com o padrão brasileiro, você verá um fio verde (terra), um fio azul e outro que pode ser preto ou vermelho;
  2. Desencape as pontas dos fios. Para isso, utilize seu alicate;
  3. Encaixe o fio verde no centro da placa da tomada nova, e os outros em qualquer lado, não tem uma ordem. Depois parafuse os fios de uma forma que apenas o cobre do fio fique em contato com o parafuso. Isso é importante para que a eletricidade seja conduzida adequadamente;
  4. Ligue novamente o disjuntor e verifique com seu amperímetro a voltagem das entradas laterais. Se estiver tudo certo, desligue novamente a energia e encaixe a tomada na caixinha e parafuse;
  5. Por fim, encaixe o espelho da tomada de modo a dar o acabamento e ligue novamente o disjuntor para fazer outro teste com o amperímetro. Estando tudo certo, ligue também algum eletrodoméstico e verifique se ele funciona normalmente, como teste final.

E então, o que achou? Agora ficou mais fácil consertar as tomadas da sua casa! Compre os aparelhos necessários em uma de nossas lojas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×