CATEGORIAS

Os melhores tipos de iluminação para a sua casa

Investir na iluminação da sua casa é fundamental, pois a luz é responsável por deixar os ambientes claros e bonitos.

Em primeiro lugar, você precisa saber que nem todos os ambientes necessitam do mesmo tipo de iluminação.

Como assim? Bom, existem vários tipos de lâmpadas, luminárias e pendentes, cada um com uma função diferente.

Vamos entender mais sobre eles!

Tipos de lâmpadas

Conforme a tecnologia aumenta, as lâmpadas vão se modificando. Por isso mesmo hoje é comum encontrar no mercado mais de um tipo de lâmpada. Você sabe quais são as diferenças entre eles?

As diferenças estão nas variações de tonalidade, consumo, eficiência, vida útil, entre outros fatores. Entenda cada um:

  • Lâmpada incandescente

Foto de Burak K Pexels

A lâmpada incandescente tem uma tonalidade mais amarelada e foi muito utilizada até 2015. Esse era o modelo mais barato que a população encontrava para comprar.

No entanto, esse tipo de lâmpada é o que mais consome energia, fazendo com que a conta de luz venha bem alta no fim do mês!

Para você entender melhor, somente 5% dessa lâmpada se converte em luz, enquanto os outros 95% se transforma em calor, fato que gera desperdício e consequentemente, alto consumo de energia.

  • Lâmpada fluorescente
Lâmpada fluorescente / Pixabay

As lâmpadas fluorescentes tem tonalidade branca e surgiram para competir com as incandescentes e ganham dela no quesito economia!

Isso porque essa lâmpada é 75% mais econômica e tem uma vida útil de cerca de 8 mil horas. O valor, é claro, é mais alto que a primeira opção.

  • Lâmpada de LED

As lâmpadas LED vieram com a maior tecnologia atual de lâmpadas. Elas são eletrônicas e muito mais eficientes que as outras duas opções. Sua tonalidade é branca e o melhor: elas convertem a energia elétrica em luz sem gerar calor algum, ou seja, zero desperdício.

Além disso, as lâmpadas LED possuem vida útil 50 vezes maior que os outros modelos e são 80% mais econômicas. Seu preço é um pouco mais alto que uma lâmpada incandescente, mas se pararmos para pensar na economia que ela gera, vale a pena investir!

Tipos de iluminação

Depois de ter entendido sobre as diferentes lâmpadas existentes, é preciso saber mais sobre os tipos de iluminação que seu ambiente pode ter.

Embora seja bem tradicional instalar a lâmpada ou luminária no centro do teto, vamos te mostrar outras possibilidades que também são bem úteis! Olha só:

  • Iluminação direta

Como o próprio nome diz, a iluminação direta incide sobre algum lugar específico. Para entender melhor, pense num abajur iluminando sua escrivaninha. A luz que ele é emite é direta.

Iluminação direta / Pixabay

Melhores tipos: abajures, luminárias de mesa, pendentes, spots embutidos ou sobrepostos

  • Iluminação indireta

A iluminação indireta é bem comum nos forros de gesso ou espelhos, em que a luz é refletida nele e se distribui pelo ambiente. Ela também pode ser produzida por um abajur grande num espaço amplo.

Imagem de StockSnap / Pixabay

Melhores tipos: abajures, arandelas, lâmpadas em desnível no gesso, forro, chão e espelhos.

  • Iluminação difusa

Foto de Henry & Co. Pexels

Esse tipo de iluminação é o que melhor distribui luz no ambiente de forma uniforme e abrangente, sendo muito utilizada no banheiro, cozinha, quarto e sala.

Melhores tipos: luminárias, lustres.

Escolhendo a iluminação para a sua casa

Agora que você já entendeu bem sobre os tipos de lâmpada e iluminação, vamos falar sobre qual iluminação é mais adequada para cada ambiente da sua casa.

Vamos levar em consideração aspectos como: profundidade, conforto e outros aspectos ligados ao sentimento que a iluminação confere a um ambiente. Olha só:

Quarto

Você pode optar por mesclar a iluminação difusa com a indireta, assim o ambiente ficará claro, mas com opção de deixá-lo com menor intensidade de luz quando desejado. Além disso, se você tiver uma escrivaninha ou mesa de cabeceira, invista num abajur para a luz direta.

Sala

O bacana da sala é que nela podemos usar nossa criatividade e imaginação para brincar com a iluminação.

No entanto, não podemos nos esquecer de que geralmente esse ambiente é mais amplo e por isso precisa de uma iluminação para abranger todas os cantos.

É claro que aqui você pode optar também por luminárias, lustres, abajur, arandela, entre outras opções para deixar o ambiente mais bonito e aconchegante.

Cozinha

A cozinha pede uma luz branca, devido às atividades que realizamos no local. Por isso, dê preferência às lâmpadas fluorescentes ou LED, além de optar pela iluminação difusa.

Banheiro

O banheiro, assim como a cozinha pede uma luz branca e difusa. No entanto, vale inserir uma iluminação direta ou até mesmo indireta nos espelhos, por exemplo.

Gostou do post de hoje? Fica ligado que tem mais!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×