CATEGORIAS

Pisos e revestimentos para banheiro: como escolher

banheiro

Pisos e revestimentos do banheiro são materiais importantíssimos para um dos pontos centrais de qualquer moradia. Além da beleza do ambiente, esses itens contribuem para a funcionalidade e segurança do espaço.

Na hora da construção ou reforma, pode bater a dúvida: o que comprar? Basta uma opção equivocada e pronto: mais obra, dinheiro investido e dor de cabeça. Para evitar problemas, preparamos ótimas dicas para você escolher bem e ficar tranquilo (a)!

1-Leve em conta o tamanho do espaço e as cores

Os primeiros pontos a considerar são o tamanho e as cores que já fazem parte do espaço. As pastilhas (de cerâmica, vidro, entre outras), presentes nos revestimentos e também usadas em pisos, dão sensação de amplitude em ambientes pequenos.

Quando não há espaço sobrando, o ideal é usar cores claras, que também dão a sensação de amplitude e podem ser combinadas com facilidade. Outra vantagem é que não “enjoam” os olhos de quem vive na casa. Tons mais neutros servem como coringa para a decoração. Branco e bege, por exemplo, são clássicos e atemporais.

Em espaços maiores, é possível usar cores mais escuras, porém, o indicado é fazer isso em apenas um ponto, como o lavabo, por exemplo. O cimento queimado dá um toque rústico e elegante ao espaço. Esse material, procurado para projetos mais modernos, pode ser usado tanto no chão quanto nas paredes. 

Leia também: Pastilhas ou Azulejos: qual o revestimento ideal?

2-Segurança é essencial

Por se tratar de área molhada, o banheiro deve ser um ambiente que ofereça segurança. O ideal é escolher um modelo de piso antiderrapante, que não acumulam água, para evitar quedas. Esse tipo de piso é ainda mais indicado em casas com crianças e idosos. 

O porcelanato é boa pedida: durável, versátil, resistente e com muitas opções de texturas, tons e medidas. A colocação desse tipo de piso é prática e sem maiores dificuldades. É importante seguir as instruções quanto aos modelos de argamassa e rejunte para garantir um bom resultado. Também fica muito bom quando usado em bancadas, cubas e nichos. 

Um detalhe: o porcelanato polido, tipo de piso mais escorregadio, deve ser usado em outros pontos da casa, sem contato com água. 

Leia também: Guia rápido da argamassa

 

3-Tenha o foco na praticidade

O banheiro é um cômodo da casa que precisa de limpeza frequente. Assim, os pisos e revestimentos devem ser fáceis de higienizar e manter. A pastilha de vidro é ideal para as paredes: não acumulam água, dão sensação de amplitude e um toque de bom gosto à decoração. O cuidado aqui fica na aplicação: o rejunte deve ser bem colocado para evitar infiltrações. O ladrilho hidráulico também é ótima alternativa pela durabilidade, facilidade para limpeza, opções de cores e boa relação custo-benefício. 

Evite os pisos porosos, como os feitos de pedra: eles absorvem água e outros líquidos, como os materiais de limpeza, e podem ficar com aspecto desgastado.  

Com critério e atenção é possível escolher os melhores tipos de pisos e revestimentos para o seu banheiro, sem preocupações e gastos excessivos.

Quer mais dicas como essas? É só acessar o nosso blog! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×