CATEGORIAS

Pré-moldados X Pré-fabricados: qual a diferença?

Você sabe a diferença entre pré-moldados e pré-fabricados?

Bom, muita gente não sabe responder a esta pergunta e acabam tomando a decisão errada na hora de escolher um dos dois.

Então continue lendo este artigo que vai te explicar o que são e quais as diferenças entre os dois para que você tome a decisão correta.

Vamos lá!

O que são pré-moldados e pré-fabricados?

Os pré-moldados e pré-fabricados são características de estruturas de concreto que são fabricadas fora das obras, sendo assim uma boa alternativa para um projeto econômico.

Já que com estes tipos de materiais os custos são reduzidos pois trazem agilidade no processo da construção, reduzindo assim a mão de obra e riscos em alguns projetos.

Estas estruturas podem ser fabricadas antes das etapas ou em paralelo a construção da obra, porém sempre definindo de antemão seu formato e escala.

Além de suas semelhanças, não podemos nos esquecer das diferenças entre estas classificações de estruturas que são definidas de acordo com os critérios determinados pela norma NBR 9.062/2016 – Projeto e Execução de Estruturas Pré-moldadas.

Quais são as diferenças entre pré-moldados e pré-fabricados?

A maior diferença entre pré-moldados e pré-fabricados está no local de fabricação.

Já que os pré-moldados podem ser fabricados no local da obra, porém em uma região própria para isso, tendo os equipamentos necessários para sua produção e precisam ser inspecionados por profissionais de órgãos fiscalizadores ou da própria construtora.

Por outro lado os pré-fabricados são produzidos em instalações industriais que possuem laboratórios para testes, mão de obra especializada e equipamentos próprios, mas sempre com um padrão bem rigoroso de qualidade.

Os elementos pré-moldados também passam por avaliações, porém não tão exigentes quanto às normas determinadas para os pré-fabricados, que são:

  • Avaliação de matéria prima;
  • Elaboração do projeto de fabricação;
  • Cura das peças;
  • Distribuição de montagem da obra.

Estas etapas são determinadas pela norma da NBR que também possui algumas exigências para a produção das pré-moldadas que são:

Através dessas normas as diferenças entre estes tipos de estruturas ficam mais claras e objetivas, com isso fica mais fácil de você escolher a que mais se encaixa em seu projeto.

Concluindo…

Com este artigo você entendeu o que são e quais as diferenças entre pré-moldados e pré-fabricados.

Então se você está construindo e quer para seu projeto produtos de qualidade você não pode esquecer de visitar nossa loja Almeida, que está com preços imperdíveis nos materiais de construção.

Conheça já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×