CATEGORIAS

Dicas para evitar Curtos-Circuitos em casa

Pode parecer muito simples, porém, por menor que seja, um curto circuito pode causar um incêndio. Por sua segurança, medidas devem ser tomadas para evitar esse tipo de acidente. Por esse motivo, agora você vai ficar por dentro de dicas para evitar Curtos-Circuitos em casa.

Nós brasileiros temos o hábito de sempre dar um jeitinho. Muitas vezes levamos esse descuido quando falamos da parte elétrica que temos em casa. Puxa uma extensão daqui, faz uma adaptação dali, liga o notebook, carregador, ventilador e o que tiver que ser ligado na mesma tomada. Você também não pode esquecer os “reparos” temporários que acabam se tornando permanentes.

Pois é, tudo pode causar um problema sério e por incrível que pareça não é algo tão incomum. O curto-circuito, ocorre quando existe uma sobrecarga na rede elétrica, um grave problema que parece simples, mas resulta em incêndio.

Não pense em continuar tampando o sol com uma peneira, esse simples detalhe é um dos principais causadores de incêndios residenciais em território brasileiro. Erros de dimensionamentos, fios errados ou desencapados são os maiores provocadores de curtos-circuitos.

Então agora, você conta com Dicas para evitar Curtos-Circuitos em casa:

1. Atenção as Extensões

Com certeza, você possui uma ou mais extensões em casa. Apesar de ser um item muito útil, é também um produto bem crítico. Se você não utilizar de forma correta, pode ser algo bem perigoso.

Nesse sentido, a extensão elétrica possui especificações que devem ser cumpridas para um uso devido. Assim, você deve estar de olho na hora da compra. Afinal, o produto apresenta a carga máxima em Watts e a tensão suportada em volts. Além de você ter a informação se é possível utilizar o produto enrolado ou desenrolado.

  • Veja esse exemplo:
    • 1500 W – 220 V, cabo flexível totalmente enrolado.
    • 3000 W – 220 V, cabo flexível totalmente desenrolado.

Como resultado se você não respeitar essas orientações, pode ocorrer um curto-circuito, pois o cabo pode aquecer e causar o derretimetno da isolação dos condutores. Caso tenha dúvidas, na hora da compra procure um profissional da Almeida Materiais de Construção para te ajudar. Enquanto isso continue vendo as Dicas para evitar Curtos-Circuitos em casa.

2. Faça a revisão de suas instalações

Agora talvez você não saiba, mas é de suma importância que pelo menos no prazo de 5 em 5 anos você revise as instalações elétricas. Afinal, elas também envelhecem e necessitam de atualizações, principalmente porque a tecnologia avança, e cada dia a mais pode forçar a rede elétrica que você possui em casa.

Dessa forma, através de uma revisão na instalação elétrica, é possível identificar e impedir que você se surpreenda com um curto-circuito. Além de evitar um curto-circuito, você vai conservar toda sua instalação elétrica, tornando-a segura, resistente, moderna e com certeza muito mais econômica.

3. Reduza o uso de aparelhos elétricos em época de tempestade

Em primeiro lugar você já deve ter ouvido muito essa dica, ainda mais de pessoas mais idosas. Bem como elas te disseram, é um perigo extremamente alto, um curto-circuito pode acontecer pela queda de um raio, pois a quantidade de eletricidade é enorme e consequentemente causará um dano grave.

Em outras palavras é essencial que você durante as tempestades, você reduza o uso de equipamentos elétricos que podem sobrecarregar ainda mais sua rede elétrica. Apesar de parecer simples, essa dica vai te ajudar a impedir curtos-circuitos e também vai diminuir qualquer tipo de dano que essa descarga elétrica pode causar.

4. Utilize os disjuntores certos

Constantemente seus disjuntores caem quando liga o chuveiro ou outro item elétrico que necessita maior carga elétrica? Pois é, isso ocorre por dois motivos, você pode estar utilizando os fios errados ou comprou o disjuntores errados. Os disjuntores é um equipamento inteligente e os mais modernos caem e podem até te deixar nervoso no primeiro momento, mas saiba que isso ocorre para evitar um curto-circuito. Agora, se isso está persistindo chame urgente ajuda técnica para uma revisão em sua rede elétrica e não esqueça que no Almeida Materiais de Construção você encontra tudo o que precisa.

5. Verifique as Tomadas

Antes de tudo, saiba que uma das principais causas de curtos-circuitos é a fiação defeituosa, conexões de caixa solta, tomadas antigas, fios desencapados, bitolas menores do que o recomendado e algumas outras situações. Nesse sentido, também sabemos que é difícil detectar todos esses detalhes, ainda mais que estão escondidos por nossas residências.

  • Porém, existem alguns sinais que podem indicar que a sua tomada corre um sério risco de curto-circuito:
    • Tomadas possui marcas;
    • Tomadas possui cheiro de queimado;
    • Sons de zumbindo vindo da tomada;
    • Faíscas emitidas pela tomada quando conectado um aparelho;

As Dicas para evitar Curtos-Circuitos em casa servem justamente para isso. Uma simples verificação pode evitar um grave acidente.

6. Verifique os aparelhos eletrônicos

Assim como as tomadas, os aparelhos elétricos que estão conectados em sua rede elétrica também podem apresentar um grande risco para a sua segurança. Ou seja, os curtos-circuitos também podem ser causados por fiações ou circuitos defeituosos do próprio equipamento.

  • Dessa forma, não se esqueça de verificar se os aparelhos elétricos da sua casa estão em ordem:
    • Cabos, revestimento ou fios danificados ou expostos;
    • Rachaduras no equipamento;
    • Exposição de peças internas do aparelhos.

Portanto se qualquer uma dessas situações estiver presente nos seus aparelhos elétricos, é recomendado descartar ou solicitar reparação profissional do seu equipamento.

Bônus: Dicas para evitar Curtos-Circuitos em casa

Agora que você já sabe quase tudo que precisa para manter sua casa segura contra curtos-circuitos, não esqueça que cuidados nunca são demais. Por esse motivo, mesmo você tomando todos os cuidados de prevenção ainda pode ocorrer um incêndio residencial mesmo que a probabilidade seja praticamente nula.

Então saiba que não se apaga esse tipo de incêndio utilizando água, pois a água é um condutor elétrico e com a utilização dela irá aumentar a chance de choques fatais. Por esse motivo caso se encontre em uma situação de incêndio elétrico o mais recomendado é a utilização de extintores secos, que são conhecidos como “tipo C”, fabricados com dióxido de carbono (CO2). Sempre que se deparar com sinais de fumaça, desligue imediatamente a chave geral de eletricidade e abandone a casa, acionando os bombeiros.

Onde encontrar praticamente tudo para seguir as Dicas para evitar Curtos-Circuitos em casa

Depois que você viu tudo que precisa para se manter seguro contra Curtos-Circuitos, você pode encontrar todo o material que precisa para manter sua casa sempre atualizada e segura na Almeida Materiais de Construção. Lá você encontra todo o material elétrico necessário com o melhor preço e a maior qualidade, além de contar com a ajuda de especialistas para escolher as melhores opções. Compre através do nosso site, televendas, whatsapp ou visite uma de nossas lojas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×