Já parou pra pensar como o período de uma obra ou reforma é cheio de descobertas?
É quando começamos a precisar conhecer inúmeros materiais de construção que são super importantes para o resultado final ficar perfeito e bem acabado!
E um dos itens mais importante para esse momento é a argamassa. Pois é um material que tem várias funções, desde o assentamento de pisos, azulejos e revestimentos até a estrutura das paredes da casa.
Por isso, preparamos um guia rápido para você entender as utilidades da argamassa…Assim, vai ficar mais fácil na hora de escolher!!
Vamos lá!
Qual a função da Argamassa?
Como já citado anteriormente, a argamassa serve para várias funções em uma obra. A mais conhecida é para assentamento de pisos, tijolos e blocos, azulejos, ladrilhos, cerâmica e tacos de madeira.
Além disso, a argamassa também é usada para regularizar superfícies de paredes e pisos – tapando buracos, nivelando ou eliminando ondulações, e também pode ser usada para dar acabamento às superfícies.
Quais são os tipos de Argamassa?
Existem 3 tipos de argamassa
- AC-I
- AC-II
- AC-III
Porém, mesmo todas sendo formadas de cimento, outros produtos químicos e minerais, o que diferencia cada tipo é a proporção de cada componente – o que interfere na aderência e na retenção de água.
1- tipo AC-I:
Esse tipo é o mais indicada para o assentamento de revestimentos cerâmicos em pisos e paredes. Podendo ser utilizada para assentar cozinhas e área de serviço, azulejos e pisos de banheiros, porque ela é super resistente à água.
2- tipo AC-II:
Esse tipo é o mais indicado para ambientes internos, como pisos, paredes e lajes, ou externos, como as fachadas, piscinas de água fria e para o assentamento de pisos cerâmicos industriais ou de áreas públicas, porque ele é mais resistente às variações de temperatura, umidade e vento
3- tipo AC-III:
Esse tipo é o mais indicado para o assentamento de revestimentos cerâmicos e de porcelanatos em locais onde existem grandes mudanças de temperatura, como por exemplo: área de churrasqueira, saunas e piscina térmicas. Isso porque ele é o mais aderente de todos, e por conta disso é o mais caro.
Agora que você já sabe os tipos e funções, fica mais fácil escolher qual a argamassa ideal para a sua obra!
Mas está esperando o que? Vem pro Almeida, você vai encontrar as melhores marcas de argamassa e vendedores ótimos que podem te ajudar ainda mais!