Com certeza uma das dúvidas que passa pela cabeça de quem está construindo ou reformando é: devo usar pastilhas ou azulejos para o revestimento?
Na verdade, não tem um que seja mais correto utilizar. Isso varia de gosto, custo e necessidade.
As duas peças em si são bem parecidas e tem a mesma função, mas você vai entender nesse post que nem todas as propriedades são iguais.
Hoje vamos te explicar as vantagens e desvantagens de cada um! Assim vai ficar mais fácil para você decidir qual é o ideal para você!
Vamos lá:
Pastilhas
As pastilhas são peças bonitas, pequenas e muito delicadas que conferem ao ambiente muita beleza e modernidade.
Elas são geralmente encontradas em três materiais: vidro, porcelana e cerâmica.
As pastilhas de vidro costumam ser as mais sofisticadas devido ao seu aspecto visual brilhante e vívido.
Ela é super indicada em áreas molhadas. Contudo, se mal colocada ela pode quebrar! Então, cuidado.
As pastilhas de porcelana tem uma grande durabilidade e são ótimas apostas para ambientes com exposição ao sol e maresia. Sua limpeza é muito fácil e prática, mas perde um pouco de brilho com o passar do tempo.
Já as pastilhas de cerâmica são ótimas para revestir piscinas. Porém, precisam ser colocadas com muito cuidado por profissionais, para não correr o risco da aplicação ficar defeituosa ou com alguma ponta cortante.
O bom das pastilhas é que elas têm uma alta durabilidade se bem cuidadas e limpas corretamente. Elas são completamente resistentes à umidade e suas peças não perdem o brilho!
No entanto esse revestimento acaba saindo mais caro que o bom e velho azulejo, portanto, fica a seu critério decidir se colocará ele na sua parede!
Azulejos
Os azulejos são as opções mais vendidas e populares e não é para menos: você encontra azulejos personalizados, lisos o com textura, pequenos ou grandes, com ou sem estampa. Tem para todos os gostos!
Eles são encontrados em cerâmica, porcelana, mármore, tijolo…cada um com suas próprias características.
Os pontos positivos da escolha dos azulejos está no custo benefício, que é excelente e na sua fácil aplicação, cuidados e limpeza.
Atente-se a sua necessidade. Azulejos de mármore, por exemplo, são mais caros e requerem maior manutenção. Já os de cerâmica são ótimas opções para quem não quer gastar muito e procura praticidade.
Sua casa pode ficar linda gastando pouco! Os azulejos são resistentes à umidade e manchas e podem durar vários anos.
Os contras é que eles podem ser escorregadios se molhados e seu rejunte pode ficar com um aspecto velho, sendo necessária manutenção!
E aí, já escolheu o seu? Visite uma de nossas lojas e converse com um de nossos vendedores!
Lembrando que as imagens são meramente ilustrativas. Verifique estoque e modelos na loja.