CATEGORIAS

12 Etapas da Construção

12 Etapas da Construção

Com certeza, você já deve ter escutado que cEm suma é para isso nós da Almeida Materiais de Construção trouxemos para vocês 12 Etapas da Construção importantes para se levar em conta na hora de iniciar a sua obra.

1ª. ETAPA – PROJETOS

Antes de mais nada, a primeira coisa a se fazer em uma obra é definir os projetos. Seja como for, com eles você vai ter uma construção mais assertiva, rápida e econômica. Ao passo que os projetos são: arquitetônico, estrutural, executivo, hidrossanitário, elétrico, telefonia e internet, luminotécnico, paisagístico e decorativo.

2ª ETAPA – ORÇAMENTO

Agora a 2ª Etapa, das 12 Etapas da Construção, é o orçamento é uma das partes mais importantes da obra. Definitivamente é com o projeto executivo bem desenvolvido que você também poderá fazer o levantamento de preços e definição de capacidade construtiva.

3ª. ETAPA – SERVIÇOS PRELIMINARES

Nesse sentido os serviços preliminares são o conjunto das atividades de preparação para iniciar a obra. Ou seja, esses serviços preliminares são: sondagem, terraplanagem, construção do depósito, construção do tapume, instalação provisória de água e energia, demolições (se for o caso). Portanto você não deve deixar escapar nenhuma das 12 Etapas da Construção.

4ª. ETAPA – ESTRUTURA

Acima de tudo é a estrutura garante a sustentação, estabilidade e durabilidade da construção. Nesse sentido uma boa estrutura permite à casa, suportar aos esforços produzidos pelo próprio peso da obra, seus ocupantes, ventos e outras sobrecargas, com bom desempenho. Então, fazem parte da estrutura: fundação, pilares, vigas, laje e escada.

5ª. ETAPA – ALVENARIA

Depois que você pensou na estrutura, a alvenaria compreende a parte de fechamento e vedação da estrutura. Por esse motivo entende-se como alvenaria: paredes (chapisco, emboço, reboco), drywall, verga e contra-verga e torre caixa-d’água.

6ª. ETAPA – INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS

Além da estrutura e alvenaria, não se esqueça de pensar nas instalações hidrossanitárias, que são as instalações de água e esgoto e se dividem em: água quente, água fria, águas pluviais, esgoto.

7ª. ETAPA – INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

É a passagem de eletrodutos, fios e cabos, seguida da instalação de tomadas e interruptores. Toda a instalação é dividida em circuitos protegidos por disjuntor. Exemplos: tubulações, caixas, fiação e aterramento.

8ª. ETAPA – INSTALAÇÕES COMPLEMENTARES

É importante definir as instalações complementares no momento certo da obra, para evitar “quebra quebra” e dor de cabeça no futuro. Como instalações complementares podemos citar: telefonia, TV, segurança, gás e ar condicionado

9ª. ETAPA – COBERTURA

O próprio nome já descreve bem, aqui temos o telhado e o forro (pré-moldado, madeira, PVC ou gesso)

10ª. ETAPA – ACABAMENTO

De antemão essa é a parte da obra que mais sofre variação, há uma infinidade de materiais e processos disponíveis. Ainda mais que o acabamento é determinante no orçamento da construção, chegando a custar mais de 50% do valor total da obra. Além disso podemos considerar como sendo a etapa mais demorada. Afinal, fazem parte do acabamento: gesso, forros, sancas, esquadrias, portas, janelas, revestimento de piso e parede, porcelanatos, soleiras, peitoris, rodapés, pisos laminados, louças e metais, pintura interna e externa.

11ª. ETAPA – PAISAGISMO

Apesar de não ser uma parte fundamental de obra, se bem planejado e executado, o paisagístico é um dos projetos que causam maior impacto visual no ambiente.

12ª. ETAPA – DECORAÇÃO

Não é uma etapa fundamental e muitos não fazem o projeto decorativo, mas aconselhamos que o faça antes de iniciar a construção. O projeto decorativo tem influência direta no seu projeto hidráulico, elétrico, luminotécnico, executivo e consecutivamente no orçamento. Com o projeto decorativo em mãos, você vai fazer uma obra sem erros e esquecimentos, sem adaptações de última hora e sem gastos desnecessários.

Dica Bônus das 12 Etapas da Construção

Por que Impermeabilizar uma Construção?

Ao passo que a impermeabilização evita o aparecimento de patologias e deformidades na estrutura, que provocam a deterioração do concreto e a corrosão da armadura de aço. Esses problemas comprometem seriamente a segurança da construção e a saúde.

Em síntese, muitos casos de problemas com infiltrações, eflorescências e vazamentos são consequências da ausência do projeto de impermeabilização, sendo assim a impermeabilização tem a função de impedir a passagem indesejável de fluidos e principalmente da água e vapores, permitindo a funcionalidade e durabilidade da construção, além de proteger dos inúmeros problemas patológicos que poderão surgir com a infiltração e outros componentes agressivos da atmosfera (gases poluentes, chuva ácida, ozônio), que contribuem para a deterioração e degradação.

Escolha o produtos certo!

Assim, o melhor produto não protege somente contra a entrada de água na superfície onde é aplicado. Por fim ele também consegue conter a entrada de umidade nessas áreas, evitando uma série de problemas que podem vir a ocorrer.

Aonde encontrar maior assessoria para as 12 Etapas da Construção

Como resultado aqui na Almeida Materiais de Construção nossa equipe de televendas está apta para lhe atender e orientar da melhor forma. Entre em contato com a gente! Ou visite uma de nossas lojas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×