A betoneira é um equipamento que garante uma maior produtividade na obra, pois agiliza o processo da construção misturando diversos materiais, como argamassa, concreto, areia, fertilizante e outros.
Por ser um equipamento de valor alto, nós separamos algumas dicas que podem te ajudar a economizar na hora de utilizar essa máquina tão importante na sua obra.
1. Higienização correta
Como em todo equipamento, a limpeza adequada pode garantir durabilidade da sua betoneira. E se não for feita corretamente, pode ser que os restos de cimento se acumulem, criem peso e dificultem seu uso no futuro.
ATENÇÃO
É importante lembrar que para realizar a limpeza, a máquina precisa estar desligada da tomada, por motivos de segurança.
Lembrando que de preferência, a higienização deve ser realizada imediatamente após o uso, enquanto o cimento está fresco. Pois, isso torna o processo bem mais prático e fácil.
2. Armazenamento
O local onde a betoneira é deixada enquanto não é utilizada, diz muito sobre como será a sua vida útil.
Portanto, sem o tratamento adequado, é possível que o equipamento se desgaste ainda mais rápido com o tempo.
O nosso conselho é, deixe a máquina em local coberto, se não puder durante a obra, enquanto estiver sem uso, para evitar o seu aceleramento de desgaste.
Veja também: Guia rápido de argamassa
3. Evite Impactos
Os impactos podem causar danos tanto na área externa, quanto na interna da máquina.
Isso prejudica o desempenho da máquina, por isso o ideal é que a betoneira seja conduzida apenas por profissionais que tenham conhecimento sobre a máquina.
Lembre sempre que puder aos seus colaboradores que não é preciso bater no tambor para agilizar o processo da retirada da mistura feita e também avise-os para ter o máximo de cuidado possível na hora de transportá-la.
Veja também: 5 passos para você planejar uma construção perfeita
4. Manutenção em dia
É extremamente importante verificar sempre que puder e substituir as peças menores da máquina. Pinhões e correias são as peças mais fracas, porque são pequenas e costumam realizar muitos movimentos repetitivos.
Portanto, sempre que sentir que a máquina está “estranha”, seja nos movimentos ou no som emitido, procure substituí-los preventivamente. Isso aumentará a vida útil da betoneira.
5. Lubrificação das peças
A lubrificação das engrenagens da betoneira irá protegê-la contra fricção, contribuindo também para prolongar a vida útil da máquina.
E então, gostou do post?
Entre em contato conosco e faça já o seu orçamento do que você precisar!