CATEGORIAS

Como escolher a furadeira ideal?

Embora surjam inúmeras dúvidas ao selecionar o treino perfeito, uma pergunta deve levar você à sua decisão final: como o equipamento é usado em sua rotina diária?

Sem dúvida, a escolha da furadeira ideal depende da utilidade dessa ferramenta no dia a dia. Na prática é importante observar que é para pequenos serviços / consertos domésticos ou para outras atividades profissionais que exigem alto desempenho.

Para iniciar o processo de seleção da broca ideal, sua lista de verificação deve incluir: 

  • Em que superfície o dispositivo será aplicado?
  •  É para concreto, metal, madeira, alvenaria ou multiuso? 
  • Qual é a rotina de uso da ferramenta? 
  • É para atividades domésticas típicas ou tem uma função mais profissional ou mesmo industrial? 
  • Quanto tempo você usa a furadeira por dia? 
  • Quanto tempo ela vai se apresentar em um determinado evento?
  •  Não se esqueça que potência é tudo: tenha isso em mente na hora de escolher a furadeira ideal. É importante lembrar que quanto maior a força, maior a força exercida na atividade que está sendo realizada. Em geral, é sinônimo de maior agilidade e produtividade.

Escolha sua furadeira ideal, não cometa erros. 

Não negligencie a busca por boas informações, até mesmo pela opinião de especialistas, na hora de escolher a broca ideal. 

Um exemplo é saber qual tipo de broca é recomendado para cada superfície.

Se errar, corre o risco de danificar o material por não estar usando a broca correta. 

Toda atenção é necessária, inclusive para evitar desperdício de dinheiro e acidentes (use sempre os equipamentos de proteção individual, os chamados EPIs, para evitar imprevistos. Portanto, use máscara, óculos, luvas e capacete também.

Confira outras dicas essenciais:

  • 1- Furadeiras para trabalhos domésticos (leia-se pequenos reparos ou atividades simples): Uma ferramenta com potência entre 350 e 400 watts que trabalha com brocas de até 10 mm (3/8 in), suficiente para sua necessidade.

Passo a passo de evento profissional (prestador de serviços/autônomo): Equipamentos mais potentes são bem-vindos, ou seja, algo em torno de 550W a 600W. 

  • 2- No caso das brocas, elas devem atingir 13 mm (1/2 pol). Perfuração para aplicações de longo prazo que requerem maior força de perfuração (por exemplo, rotinas de engenharia civil): neste caso, a potência do dispositivo deve ser superior a 680 W. Para atividades desta natureza, martelos e martelos de perfuração/quebra são os melhores. Esses itens reduzem o desgaste da ferramenta e garantem maior produtividade.
  • 3 – Avalie a função de impacto das brocas Este aspecto é altamente recomendado na hora de escolher a broca ideal.

O que você precisa saber sobre este tema: Furadeira de Impacto: Garante maior versatilidade de furação.

Em outras palavras, quebra materiais duros com mais facilidade. Por estas e outras razões é recomendado para tijolos, alvenarias e estuques. A obra com certeza é mais produtiva e é ideal para trabalhos, reformas e aplicações que exijam maior esforço durante a furação. 

Broca Convencional ou Sem Impacto: Como o nome sugere, este modelo é apenas rotativo. Equipamento adequado para montagem de móveis em metal, madeira. 

Alguns modelos vêm com botões que acionam opções de impacto, dependendo de seus hábitos diários e orçamento disponível. 

Pode ser uma boa escolha para qualquer atividade mais pesada que exija mais esforço.

Você sabia que também existem brocas de velocidade variável? 

Eles são acionados pelo gatilho, ou seja, partem da paralisação e aceleram suavemente até a velocidade máxima. Adequado para processar peças de metal. Outra curiosidade é a possibilidade de mudar o sentido de rotação, o que pode ser muito útil quando a broca fica presa em um furo usinado em determinado material. 

Lembrete Importante: Avalie qual tipo de furadeira é melhor para sua atividade. Pode ser usado com mandril ou engate rápido. 

Vale ressaltar que a broca com mandril precisa ser apertada nas 3 juntas com a chave correspondente. Por sua vez, a instalação de dispositivos com engates rápidos é simples, rápida e feita manualmente. Os exercícios são uma ferramenta altamente estratégica. 

Com base nessas orientações, você pode escolher o modelo que melhor se adapta às suas necessidades do dia a dia. Pesquisar e analisar cuidadosamente os preços nunca é demais.

Apostar em marcas realmente reconhecidas no mercado e com boas avaliações dos consumidores (é sempre bom pesquisar isso!) também são medidas recomendadas para fazer a melhor escolha. Observe as vantagens, características do equipamento, vantagens, aplicações e outros detalhes que considerar pertinentes. 

Tendo todos esses pontos no seu radar, não tenha dúvida de que saberá escolher a furadeira ideal para o seu dia a dia. Capriche no processo e tenha a melhor ferramenta à sua disposição. Boas obras e reformas para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×