Hoje nós preparamos algumas dicas de como fazer uma parede de lousa para sua casa.
Além de ser versátil, ela é capaz de modificar por completo a decoração de um ambiente ao transformá-lo em um quadro negro, iguais aos utilizados nas escolas.
Vem ver as dicas:
1. Por onde começar minha parede de lousa?
A princípio, antes de passar a tinta, você precisará lixar a parede, de preferência com uma lixa grana de 220.
Ao finalizar esse processo, passe um pano úmido para limpar a superfície.
Escolha a tinta de efeito fosco da marca de sua preferência e a aplique com um pincel de cerdas (somente nos cantos ou para dar acabamento) e um rolo de espuma. O ideal é que ela seja diluída, no máximo em 10%, em aguarrás.
- Importante
Não esqueça de forrar bem o chão, rodapé e os móveis para não correr o risco de sujá-los.
Ou seja, para conseguir o efeito desejado, possivelmente você terá que passar entre duas a quatro demãos de tinta.
Lembrando que cada demão, precisa de pelo menos um intervalo de oito horas. Em caso de dúvidas, leia com cuidado as instruções contidas na lata da tinta.
2. Quando posso escrever na parede de lousa?
O ideal é que você espere pelo menos 20 dias para que aconteça a cura da tinta para escrever com o giz na superfície da lousa.
3. Você tem Alergia a giz?
Se você tem alergia ao pó de giz, não se preocupe. Atualmente, existem disponíveis no mercado canetas de giz e giz antialérgico, feitos com material hipoalergênico.
Veja também: Como fazer efeitos com tintas na parede
4. Onde posso fazer minha parede?
A princípio antes de sair pintando, pense em todos os ambientes da sua casa e decida em qual você quer que ganhe mais destaque e até mesmo mais utilidade.
Abaixo listamos alguns dos cômodos que mais combinam com essa pintura.
-
Cozinha
Pode até parecer estranho, mas a cozinha é um dos locais que mais combina com esse tipo de decoração.
Nela, a parede com lousa pode dar um ar mais descontraído para o ambiente.
Dessa forma, além dos desenhos, você também poderá anotar o cardápio da semana ou fazer lista de compras do supermercado, escrever receitas entre outros.
-
Sala de estar
Em casas ou apartamentos em que a cozinha é interligada à sala (cozinha americana), uma ótima forma de dividir os ambientes é usando uma das paredes com a tinta lousa.
Ou seja, para deixar o ambiente alegre e divertido, faça desenhos de móveis, quadros e outros itens de decoração na parede.
-
Banheiro e lavabo
Um lugar inusitado, mas que também combina com esse tipo de produção é o banheiro ou lavabo.
Assim como na sala de estar, você pode desenhar móveis, como o espelho, ou fazer diferentes ilustrações.
-
Quarto das crianças
Esse tipo de parede em quartos infantis é capaz de contribuir de maneira efetiva para estimular a criatividade das crianças.
Portanto, elas podem fazer desenhos, brincar com os amigos, treinar a escrita. Aliás, você pode até mesmo tornar a rotina de estudos mais dinâmica e divertida.
Leia também: Kit de pintura que não respinga, será que funciona?
-
Escritório
Se você é do tipo de pessoa que gosta de ter à vista todas as seus compromissos e obrigações durante a semana, que tal transformar a sua parede em agenda?
Desse modo, com a tinta lousa você pode transformar a parede do seu escritório no cronograma da semana, além de poder deixar em destaque lembretes e avisos importantes que não podem ser esquecidos.
5.Como realizar a limpeza?
Logo, para apagar ou limpar a superfície que recebeu a tinta lousa é muito simples. Tudo o que você vai precisar é de um pano úmido para passar com cuidado até ficar do jeito que você quer.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a parede de lousa, confira alguns materiais que você vai precisar aqui no Almeida Materiais de Construção