CATEGORIAS

Os 5 passos para você planejar uma construção perfeita

Está iniciando uma obra e não sabe por onde começar? Então o conteúdo de hoje é perfeito para você!

Sabemos como é difícil construir uma casa ou um estabelecimento do zero, mas também sabemos que existem passos que facilitam todo o andamento da obra, desde a fundação até o acabamento.

Antes de tudo, você precisa saber que sem um planejamento é difícil uma construção sair exatamente do jeito que você imagina.

O melhor de poder contar com um bom planejamento é que você mesmo pode seguir os passos e saber tudo que está acontecendo na sua obra!

Imagem de Pexels / Pixabay

Os cuidados são fundamentais para que tudo ocorra de forma correta. Portanto, tente aplicar o nosso passo a passo e veja a diferença em seu cronograma! Vamos lá!

Quais são as principais etapas de uma obra?

Imagem de Michal Jarmoluk / Pixabay

Primeiramente, vamos começar entendendo um pouco sobre as cinco principais etapas de uma obra, que são: fundação, alvenaria, laje e telhado, hidráulica e elétrica e por fim, acabamento. Olha só o que abrange cada uma:

Fundação: a fundação é um dos principais fatores para deixar a estrutura de pé. Ela envolve os pilares, estacas, baldrames, entre outros, que elevam a construção;

Alvenaria: a parte da alvenaria inclui a estrutura do que está sendo construído, como as paredes, colunas;

Laje e telhado: depois da alvenaria é preciso “cobrir” a casa com laje e telhado. Além de fazer parte da estética, essa etapa também conserva e protege o ambiente;

Hidráulica e elétrica: essas duas etapas devem ser realizadas com muita cautela! Elas incluem as instalações de fiação e canos de água, esgoto, entre outros processos fundamentais;

Acabamento: é a parte final da obra e inclui a colocação de pisos, revestimento de paredes, colocação de peças como pia, torneiras, lâmpadas, acessórios, pintura;.

Uma dica bacana é buscar referências de outros trabalhos para que você tenha em mente o que quer para a sua obra.

Cronograma

O cronograma é aplicado em inúmeras atividades do dia a dia de muitas pessoas. Os mais organizados utilizam um cronograma até na vida pessoal e acredite, ajuda muito!

Em sua definição o cronograma tem como finalidade servir como um ferramenta de controle e planejamento de atividades a serem realizadas dentro de um certo período.

Ele pode ser implantado de diversas maneiras, como em forma de tabela ou planilha.

Imagem de Free-Photos / Pixabay

Podemos dizer que o cronograma é a principal etapa de uma obra e deve ser realizado desde o início até o final da construção.

Vamos a um exemplo prático do que pode conter no seu cronograma:

  • Tarefas a serem executadas;
  • Responsáveis por determinadas tarefas;
  • Prazos (atraso ou adiantamento);
  • Lista de materiais;
  • Controle de datas para não fugir do planejamento;

Planejando e tabelando todas as etapas, mão de obra, compra de materiais e documentação necessárias fica muito mais fácil dar continuidade aos outros processos. Além disso, o risco da sua obra terminar fora do prazo limite reduz bastante.

A dica bônus nessa etapa é ter disciplina e organização!

Custos

Os custos fazem total diferença na hora de realizar o orçamento e você não deve esquecer de nenhum gasto!

Tudo que você gastar deve estar anotado, incluindo o pagamento da equipe e aluguel de maquinário, se for o seu caso.

O orçamento também é muito importante para que seus custos não sejam tão altos. É preciso saber que o valor de um orçamento pode ser modificado na hora da compra.

Justamente por isso é interessante orçar os materiais em lojas de confiança! No Almeida você pode realizar orçamentos para garantir o melhor preço e comprar produtos de qualidade!

Equipe

Uma equipe qualificada para trabalhar em sua obra é fundamental. Não adianta ter muita gente trabalhando, se não forem bons nas tarefas que executam!

Toda a equipe precisa estar em sintonia para que o projeto seja executado de forma correta, sem imprevistos.

Outro aspecto para ficar atento é na segurança dentro da obra! Toda a equipe precisa estar utilizando EPI’s para evitar acidentes de trabalho. Lembrando que esses equipamento são obrigatórios, não opcionais!

A obra também deve sempre estar organizada e limpa, tendo locais seguros para armazenar os materiais que vão chegando.

Escolha dos materiais

Você pode sim optar pelos menores preços, mas não pode deixar de saber da qualidade dos materiais que utilizará em sua construção.

Materiais de má qualidade podem prejudicar muito uma construção, deixando o ambiente instável e inseguro.

Aspectos legais

Se você já é do ramo, certamente já sabe que existem algumas burocracias na hora de começar uma obra. Esses aspectos legais variam muito de região para região, mas para você entender melhor, o raciocínio é esse:

Quanto maior for sua obra, mais burocrática ela é. Quanto menor for a obra, menos burocracia você encontrará. A burocracia inclui: projetos assinados por arquitetos e engenheiros responsáveis, alvará do terreno, pagamento de taxas, contratos, entre outros.

Seguindo todos esses passos, a possibilidade da sua obra sair como planejada aumenta muito, evitando gastos, tempo e desgaste desnecessários.

Imagem de Michal Jarmoluk / Pixabay

Tudo o que você precisa para sua obra você encontra no Almeida Mateiras de Construção. Acesse nosso site e fique por dentro das promoções! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×