Se você já se perguntou qual tipo de tinta escolher para pintar suas paredes está no caminho certo.
Pois quando o residente acaba não levando em consideração os diferentes acabamentos, o resultado pode deixar a desejar, podendo ter mais gastos para refazer a pintura.
Por isso, para que você não cometa esse erro, separamos o que são e quais os diferentes acabamentos que as tintas foscas, brilhantes ou acetinadas podem proporcionar ao seu projeto de casa dos sonhos.
Vamos lá!
O que são e quais os tipos de tintas escolher para minha casa?
As tintas foscas, acetinadas e brilhantes são as mais usadas com a finalidade de dar um acabamento ou uma decoração a mais em sua residência.
Porém cada uma possui um acabamento diferente que vai influenciar diretamente no resultado que você deseja.
Por isso, separamos para você as características e diferenças entre estes tipos de tintas para que possa escolher a que mais se encaixa com o seu planejamento.
Tinta fosca
Se o seu foco é ter um acabamento sem muito brilho e que não reflita luz, a tinta fosca é uma ótima escolha para as suas paredes.
Já que, por ter uma quantidade inferior de resina, ela consegue absorver mais a luminosidade do ambiente, com isso trazendo ao cômodo um ar mais elegante e uniforme.
Mas como toda a tinta, há aspectos negativos que você deve levar em consideração como:
- É mais difícil de manter a parede limpa: com este tipo de acabamento fosco a parede fica sujeita a mais sujeiras do que as outras tintas;
- Dificuldade ao limpar: a tinta fosca traz uma textura aveludada para o acabamento, portanto este aspecto tem seu preço: fica mais difícil limpar as manchas que podem aparecer nas paredes;
Por conta destes aspectos difíceis de limpeza, é recomendado que você não utilize a tinta fosca em cômodos que possuem muita movimentação, como por exemplo a cozinha, sala ou quarto das crianças.
Tinta brilhante
Com a tinta de acabamento semi brilhoso seu cômodo vai sair daquele aspecto mais minimalista e vai começar a promover um ambiente com mais destaque.
Já que, por ter um aspecto um pouco mais brilhoso, este tipo de acabamento é perfeito para cômodos que precisam de paredes mais iluminadas.
Necessário lembrar da vantagem na hora da limpeza, pois com sua textura a sujeira consegue ser removida sem muitas dificuldades, e também dá mais resistência contra aparições indesejadas de mofos.
Tinta acetinada
Se para você a tinta fosca é muito minimalista e a brilhante é muito chamativa para seu projeto, você pode escolher a tinta acetinada que te oferece o equilíbrio perfeito entre estes dois acabamentos.
Pois com ela o seu ambiente tem o brilho mais discreto, mas sempre com um toque mais vivo do que a fosca. Então é uma ótima escolha para quem está com dúvidas entre as duas opções acima.
Para finalizar…
E então agora que você já sabe qual tipo de tinta é melhor para seu projeto da casa dos sonhos, está na hora de escolher uma de qualidade para que o resultado saia como desejado.
Por isso, você tem que conferir as tintas mais recomendadas do mercado que podem ser encontradas em nossa loja Almeida Materiais de Construção.
Clique e confira!