Se você está construindo ou reformando, já fique sabendo que uma hora ou outra precisará escolher os pisos e revestimentos da sua casa! Mas você sabe a diferença entre eles e qual a sua importância?
Além de deixar o ambiente mais bonito, eles também tem a função de proteger e impermeabilizar as superfícies aplicadas.
Confira agora a listinha que preparamos com tudo o que você precisa saber sobre o assunto:
Tipos de pisos e revestimentos
O que não faltam são opções para escolher pisos e revestimentos disponíveis no mercado. Aqui no Almeida Materiais de Construção temos vários para você optar!
Contudo, é importante avaliar as especificações de cada um, como o material, a medida, resistência e local indicado para aplicação. Olha só:
Azulejo
Peça cerâmica de superfície lisa que pode ser usada tanto para pisos, quanto para revestimento em paredes. O que difere o uso é o índice de resistência à abrasão.
Os azulejos são facilmente encontrados em diferentes acabamentos, cores e tamanhos.
Saiba mais: Guia rápido da argamassa
Pastilha
As pastilhas também são materiais cerâmicos, mas diferente dos azulejos, elas são menores e encontradas em diversas cores e materiais.
Possuem uma alta durabilidade e podem ser utilizadas em locais úmidos e áreas externas.
Porcelanato
Apesar de lembrar a cerâmica, o porcelanato é um material mais resistente, moderno e fácil de limpar, podendo ser usado em pisos e paredes.
É encontrado em diversos tamanhos e variedades, principalmente de cores e acabamentos.
- Acetinado: acabamento fosco. Menos escorregadio e mais resistente a arranhões;
- Polido: acabamento brilhante. É mais escorregadio, mas fácil de limpar;
- Natural: acabamento rústico ideal para áreas internas e externas;
- Externo: superfície rugosa, ideal para calçadas.
Como comprar?
Os pisos e revestimentos são vendidos por m². Antes de realizar a compra, verifique o quanto é preciso para a sua obra, fazendo o cálculo da área da superfície que será revestida, multiplicando a largura pelo comprimento.
Depois, basta calcular a área da peça escolhida sem esquecer da espessura do rejunte. O cálculo ficará assim: (comprimento da peça + espessura do rejunte) x (largura da peça + espessura do rejunte).
Divida a área da superfície pela área da peça e pronto, você tem o resultado. Nossa indicação é de que você compre 10% a mais para margem de segurança, já que muitas peças precisam ser quebradas para fazer o acabamento dos cantos.
Leia mais: Pisos e revestimentos para banheiro: como escolher
Cuidados para armazenar as peças
Quando tiver com as peças em mãos, tenha cuidado! Enquanto não aplicadas elas podem ser frágeis e quebrar. Portanto, armazene tudo em um local coberto e distante do chão.
O que acha de colocar em prática tudo que te mostramos hoje?
Acesse nosso site e veja as opções de pisos e revestimentos que temos para a sua casa! Clique aqui para conferir as opções.